Procurar no site


Contacto

PRIMEIROS SINTOMAS
Rua da Ribeira Nova, nº 44, 1200-376 Lisboa

(+351) 21 096 48 51 | (+351) 91 507 85 72

E-mail: primeiros-sintomas@primeiros-sintomas.com

< HOME

OFICINA TEATRO 

2016/2017

2ª Edição

 

 

INÍCIO DO CURSO: 19 DE SETEMBRO

No primeiro dia organiza-se uma reunião entre os participantes e o corpo de formadores.

 

DURAÇÃO: DE 19 DE SETEMBRO A 23 DE ABRIL

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 243 HORAS

(Exceptuando as apresentações públicas.)

 

INSCRIÇÕES: DE 15 DE JULHO A 2 DE SETEMBRO

 

ENTREVISTAS: DE 05 A 9 DE SETEMBRO

As entrevistas decorrerão na Ribeira (espaço próprio dos Primeiros Sintomas), serão individuais e marcadas logo após a data limite das inscrições. Estas entrevistas traduzem-se numa conversa informal com cada candidato, com o objectivo de melhor aferir a motivação de cada um quanto à participação na OFICINA TEATRO. Apresentam-se, também, informações mais detalhadas sobre o curso e esclarecem-se eventuais dúvidas.

 

LANÇAMENTO DO CALENDÁRIO E HORÁRIO: 12 DE SETEMBRO

O calendário da OFICINA TEATRO compreenderá três dias de trabalho por semana, com períodos de três horas por dia em horário pós-laboral, ocupando dois dias úteis no período da noite, e Sábado no período da tarde ou da noite. O calendário terá em conta, na medida do possível, as disponibilidades dos participantes, discutidas previamente nas entrevistas.

 

 

Coordenação do Curso Bruno Bravo Produção Paula Fernandes Grupo de formadores Bruno Bravo (direcção) Miguel Sopas (assistência à interpretação e apoio vocal), Sandra Faleiro (interpretação) Lígia Soares (corpo) Sérgio Delgado (música), Stéphane Alberto (realização plástica) Alexandre Costa (desenho de luz) 

 

 

SÍNTESE

A OFICINA TEATRO é um curso orientado para o trabalho do actor, no exercício de interpretação de obras dramáticas de índole clássica. A partir de uma peça seleccionada, trabalharemos o texto, entendendo-o como base primeira para a construção de um objecto teatral, auscultando uma dramaturgia que ressoe nova e pertinente à luz dos dias de hoje, na hipótese de, na prática, exercitarmos e investigarmos valências transversais ao fenómeno da interpretação em teatro: corpo, voz, relação com o espaço, conceito de personagem, etc.

A OFICINA TEATRO conclui com a apresentação de um espectáculo público, na convicção de que os aspectos de formação ou pedagógicos inerentes à ideia de curso se inscrevem, também, na execução desse espectáculo.

O programa da OFICINA TEATRO divide-se em três fases de trabalho fundamentais: construção de uma identidade colectiva, leituras e análise da obra proposta, e ensaios.

O curso terá a duração de seis meses, decorrerá na Ribeira e funcionará em horário pós-laboral: dois dias úteis por semana à noite, e aos Sábados no período da tarde ou noite, compreendendo nove horas semanais. Este curso direcciona-se a jovens actores ou estudantes de teatro  maiores de 18 anos.  

 

 

 

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

1.

19 SETEMBRO – 15 OUTUBRO | 12 DIAS | 36 HORAS

criação de uma identidade de grupo

Jogos e exercícios individuais e colectivos. Adaptação ao espaço de trabalho.

 

2.

17 OUTUBRO – 19 NOVEMBRO | 15 DIAS | 45 HORAS

leituras e análise dramatúrgica da peça proposta

Leituras e análise do texto seleccionado, contextualizando-o na sua época e relacionando-o retrospectivamente e prospectivamente com algumas obras relevantes da dramaturgia universal de três períodos distintos: Antiguidade Clássica, Renascimento e Século XIX.

Trabalho de dramaturgia tendo em conta duas linhas fundamentais: distribuição de personagens (respeitando, também, uma coerência dramatúrgica), e adaptação do texto (tendo em conta aspectos de tradução e a construção de sentidos dramatúrgicos – considerando a possibilidade de cruzamento com outras obras).

 

3.

19 NOVEMBRO – 17 DEZEMBRO | 12 DIAS | 36 HORAS

 primeira fase de ensaios

Ensaios no espaço. Estabelecimento das primeiras linhas do objecto cénico a partir da distribuição de personagens e das opções dramatúrgicas. Definição de uma rotina de aquecimento colectivo.

 

18 DEZEMBRO – 6 JANEIRO | INTERRUPÇÃO (NATAL E ANO NOVO)

 

4.

7 JANEIRO – 11 FEVEREIRO | 16 DIAS | 48 HORAS

segunda fase de ensaios

Ensaios no espaço. Continuação do trabalho desenvolvido na primeira fase de ensaios. Construção de espaços sonoros a partir do trabalho de interpretação.

 

5.

13 FEVEREIRO – 25 MARÇO | 18 DIAS | 54 HORAS

terceira fase de ensaios

Articulação dos ensaios com as áreas de sonoplastia, cenografia, figurinos e desenho de luz. Aprofundamento dos aspectos relacionados com o espectáculo final. Primeiros ensaios corridos.

 

6.

27 MARÇO – 14 ABRIL | 9 DIAS | 24 HORAS

fase final de ensaios

Ensaios corridos.

 

7.

15 – 23 ABRIL | APRESENTAÇÃO PÚBLICA

Datas provisórias, a confirmar durante o processo de ensaios e criação.

 

 

 

 

 

CUSTO:

95€ por mês (com IVA incluído).

[6 mensalidades/tranches]

 
 
 
 
 
 

Formulário de Inscrição

Seleccionar ficheiro