A época de inscrições tem início dia 2 de Setembro e termina dia 21 de Outubro. Os interessados deverão enviar um mail para escolateatro@primeiros-sintomas.com com identificação do nome do candidato e uma nota de interesse. De seguida o candidato receberá um formulário que terá de preencher e reencaminhar para o mesmo mail. Receberá, também, o regulamento e programa do curso que, também, poderá consular no site www.primeiros- sintomas.com.
ENTREVISTAS
As entrevistas decorrerão no C.A.L PRIMEIROS SINTOMAS e serão marcadas individualmente logo após a data limite das inscrições. Esta entrevistas traduzem-se numa conversa informal com cada candidato, com o objetivo de melhor aferir a motivação de cada um em participar no curso.
Apresentam-se, também, informações mais detalhadas sobre o curso e esclarecem-se eventuais dúvidas. A seleção será feita a partir da avaliação de disponibilidade e interesse de cada aluno, tendo em conta o número máximo de 15 alunos por turma.
PROGRAMA
SÍNTESE
ESCOLA TEATRO é um curso de teatro orientado para o trabalho do ator com enfoque no exercício de interpretação de obras dramáticas clássicas, renascentistas ou contemporâneas, e propõe – ao longo de dois semestres – um percurso de sensibilização transversal às diferentes áreas próprias da construção de um espetáculo (incluindo, também, desenho de luz e realização plástica). O curso, ministrado por cinco formadores, compreende as áreas principais de interpretação, movimento, voz, dramaturgia, sonoplastia e música, que se complementam no trabalho de preparação de um exercício final.
A partir de uma obra selecionada, trabalha-se a matéria textual como primeiro elemento para a construção de um objeto teatral, procurando uma dramaturgia que ressoe pertinente e atual, e abordando as valências transversais ao fenómeno da interpretação em teatro: corpo, voz, relação com o espaço, conceito de personagem, etc.
A ESCOLA TEATRO conclui com a apresentação de um espetáculo público, resultante do trabalho desenvolvido ao longo do semestre e inscrevendo os aspetos pedagógicos e formativos, precisamente, na criação e execução desse espetáculo.
O programa da ESCOLA TEATRO divide-se em três fases de trabalho fundamentais: construção de uma identidade coletiva do grupo de trabalho; leitura, discussão e análise dramatúrgica da obra proposta para o processo de criação; ensaios e apresentação pública do espetáculo/exercício final.
O curso tem a duração de nove meses, decorre no C A L | PRIMEIROS SINTOMAS (Rua de Santa Engrácia, 12 – A) funcionando em horário pós-laboral: dois dias úteis por semana à noite, e Sábados no período da tarde, compreendendo nove horas semanais.
O curso dirige-se, sobretudo, a jovens atores ou estudantes de teatro, maiores de 18 anos, com alguma formação ou experiência teatral prévia – sem prejuízo de outros profissionais ou interessados que, de outros contextos ou com outros perfis, reúnam condições para frequentar o programa e calendário propostos.
CALENDÁRIO
INICIO 02 NOVEMBRO 2019
INTERREGNO DE NATAL 22 DE DEZEMBRO DE 2019 A 4 DE JANEIRO DE 2020
REENÍCIO 5 DE JANEIRO DE 2020
INTERREGNO DA PÁSCOA 15 A 26 DE ABRIL 2020
REENÍCIO 27 DE ABRIL 2020
FINAL 20 DE JULHO DE 2020
HORÁRIO
SÁBADOS | 15h00 às 19h00
SEGUNDAS | 20h00 às 23h30
TERÇAS | 20h00 às 23h30
CORPO DE FORMADORES
Direção BRUNO BRAVO
Assistência à Interpretação e Apoio Vocal MIGUEL SOPAS
Música e Sonoplastia SÉRGIO DELGADO
Movimento LÍGIA SOARES
Dramaturgia MIGUEL GRAÇA
Apoio ao desenho de luz ALEXANDRE COSTA
Apoio à realização plástica STÉPHANE ALBERTO
Direção de produção LEONARDO GARIBALDI
Gestão PAULA FERNANDES
DESCRIÇÃO DO PROGRAMA
1.
2 NOVEMBRO | 17DEZEMBRO| 21 DIAS | 69 HORAS
criação de uma identidade de grupo
Jogos e exercícios individuais e coletivos. Adaptação ao espaço de trabalho.
2.
5 JANEIRO | 9 FEVEREIRO | 16 DIAS | 54 HORAS
leituras e análise dramatúrgica da peça proposta
Leituras e análise do texto selecionado, contextualizando-o na sua época e relacionando-o
retrospetivamente e prospectivamente com algumas obras relevantes da dramaturgia universal de
três períodos distintos: Antiguidade Clássica, Renascimento e Século XIX.
Trabalho de dramaturgia tendo em conta duas linhas fundamentais: distribuição de personagens
(respeitando, também, uma coerência dramatúrgica), e adaptação do texto (tendo em conta aspetos
de tradução e a construção de sentidos dramatúrgicos – considerando a possibilidade de cruzamento
com outras obras).
3.
10 FEVEREIRO | 14 ABRIL | 26 DIAS | 96 HORAS
primeira fase de ensaios
Ensaios no espaço. Estabelecimento das primeiras linhas do objecto cénico a partir da distribuição de
personagens e das opções dramatúrgicas. Construção de um aquecimento colectivo
4.
27 ABRIL | 2 JULHO | 30 DIAS | 102 HORAS
segunda fase de ensaios
Articulação dos ensaios com as áreas de sonoplastia, cenografia, figurinos e desenho de luz.
Aprofundam-se aspetos relacionados com o espetáculo final. Primeiros ensaios corridos.