SOBRE NÓS
A Primeiros Sintomas é uma companhia de teatro sediada em Lisboa, cuja atividade tem decorrido de forma regular desde 2002, com apoio sustentado da DgArtes desde 2004, totalizando, desde a sua formação, a criação de 44 espetáculos de teatro, estreados entre espaços menos convencionais e teatros convencionais. Ao longo de vinte anos, a Companhia tem congregado reconhecimento do público e da crítica, somando vários prémios e nomeações, e fidelizando uma corrente de espetadores. Paralelamente à atividade de criação própria, desenvolve uma programação dinâmica no seu espaço próprio, de forma continuada, articulando a apresentação das produções da companhia, com acolhimentos: mais de 70 espetáculos de teatro de vários grupos e criativos, contribuindo não só para uma dinamização cultural, como para a colmatação de falta de espaços na área de Lisboa.
Desde 2016, os Primeiros Sintomas enquadram na sua atividade principal um tópico de âmbito educativo, por meio de cursos de formação direcionados a jovens estudantes de teatro e profissionais.
A equipa atual é constituída por: Bruno Bravo (diretor artístico), Telma Grova (direção de produção) Sérgio Delgado (músico e sonoplasta), Stéphane Alberto (cenógrafo e figurinista) e António Vilar (desenhador de luz e diretor técnico do CAL). O núcleo de atores que colabora regularmente com os Primeiros Sintomas é constituído por: Ana Brandão, António Mortágua, Joana Campos, Joana Campelo, Joana Campos, João Pedro Dantas, Nídia Roque e Sandra Faleiro.
HISTORIAL
UM ELÉCTRICO CHAMADO DESEJO, enc. Bruno Bravo (2024)
CINDERELLA, enc. Bruno Bravo (CAL, 2024)
AGAMÉMNON, enc. Bruno Bravo (CAL e Paredes de Coura, 2023)
MACBETH, enc. Bruno Bravo (CAL, 2023)
HANSEL E GRETEL enc. Bruno Bravo (CAL, 2022)
A HISTÓRIA DE BABAR, O PEQUENO ELEFANTE de Jean Brunhof, enc. Bruno Bravo (CCB, CAL e Balcão de Cristal, 2022)
FANTASMA DA ÓPERA de Gaston Leroux, enc. Bruno Bravo (Culturgest e TNSJ, 2021)
SUBITAMENTE NO VERÃO PASSADO de Tennessee Williams, enc. Bruno Bravo (TNDMII, 2020)
TIO VANYA de Anton Tchekov, enc. Bruno Bravo (CAL, 2018)
LEAR de William Shakespeare, enc. Bruno Bravo (TNDMII - Rede Eunice 2017)
A HISTÓRIA ASSOMBROSA DE COMO O CAPITÃO MICHEL ALBAN PERDEU O SEU BRAÇO de Gaston Leroux, enc. Bruno Bravo (Ribeira e CAL, 2017)
PINOCCHIO de Carlo Collodi, enc. Bruno Bravo (Maria Matos e TECA, 2016)
CYRANO DE BERGERAC de E. Rostand, enc. Bruno Bravo (Maria Matos, CCVF, T. Virgínia e T. Viriato, 2014) CURTAS 2014 (Ribeira)
O RETRATO DE DORIAN GRAY (vrs. integral) de Oscar Wilde, enc. Bruno Bravo (Negócio e Teatro Mun. Joaquim Benite (Almada), 2014)
O RETRATO DE DORIAN GRAY 1ª parte de Oscar Wilde, enc. Bruno Bravo (Ribeira, 2013).
ARREPIOS, a partir de Edgar Allan Poe e Oscar Wilde, enc. Sandra Faleiro (Malaposta, 2014; Ribeira, 2013)
AS BODAS DE FÍGARO UMA TRADUÇÃO de Miguel Castro Caldas, enc. Bruno Bravo (Maria Matos, 2012)
CURTAS 2012 (Ribeira)
SALOMÉ de Oscar Wilde, enc. Bruno Bravo (Ribeira, 2012)
OS ASSASSINOS de Miguel Castro Caldas, enc. Bruno Bravo (Cornucópia, 2012; Auditório Mun. V.N. Gaia, 2011) A (S) BODA(S) de A. Tchékhov e B. Brecht, enc. Bruno Bravo (T. Viriato, 2012; Negócio, 2011)
O HOMEM ELEFANTE de Bernard Pomerance, enc. Sandra Faleiro (Teatro Carlos Alberto, 2011; TNDMII, 2010)
CURTAS 2010 (Ribeira)
MARIA MATA-OS de Miguel Castro Caldas, enc. Bruno Bravo e Gonçalo Amorim (T. Maria Matos, 2010)
SHOPPING & FUCKING de M. Ravenhill, enc. Gonçalo Amorim (CCB, 2007; Politécnica, 2008; S. Luiz, 2010)
LINDOS DIAS de S. Beckett, enc. Bruno Bravo (T. Trindade, 2010; Negócio (ZDB), 2009)
MENINA JÚLIA de A. Strindberg, enc. Bruno Bravo (Negócio, 2009)
HEDDA GABLER de H. Ibsen, enc. Bruno Bravo (Negócio, 2009)
CURTAS 2008 – MOSTRA DE TEATRO DE PEÇAS DE CURTA DURAÇÃO (Ribeira, 2008)
REPARTIÇÃO de Miguel Castro Caldas, enc. Bruno Bravo (Culturgest, 2008) MEXE-TE de Rafaela Santos (T. Viriato, 2008)
O PEDRO E O LOBO, a partir Prokofiev, enc. Sandra Faleiro (Barraca, 2007)
TIMBUKTU, a partir de Paul Auster, enc. Sandra Faleiro (T. Trindade, 2006)
A ERVA VERMELHA, a partir de Boris Vian, enc. Cristina Carvalhal (Trindade, 2006)
O MORTO E A MÁQUINA de Fernando Villas-Boas, enc. Bruno Bravo (Trindade, 2006)
É BOM BOIAR NA BANHEIRA de Miguel Castro Caldas, enc. Bruno Bravo (Chapitô, 2006)
NUNCA-TERRA de Miguel Castro Caldas, enc. Bruno Bravo (Culturgest, 2005; Comuna, 2006)
CONTO DE NATAL de Miguel Castro Caldas, enc. Bruno Bravo (Abril em Maio, 2004)
O HOMEM DA PICARETA de Miguel Castro Caldas, enc. Bruno Bravo (Karnart, 2004)
ENDGAME de S. Beckett, enc. Bruno Bravo (Karnart, 2004; Trindade, 2005)
NEVOEIRO de Paula Castro (Casa do Dias D’Água, 2003)
PRÉMIOS
-
Globo de Ouro 2005 para melhor espetáculo de teatro com a peça ENDGAME, de Samuel Beckett, encenação de Bruno Bravo. Uma co-produção Primeiros Sintomas/Teatro Meridional.
-
Prémio da Critica 2007 atribuído ao espetáculo FODER E IR ÀS COMPRAS – SHOPPING & FUCKING, de Mark Ravenhill, com encenação de Gonçalo Amorim. Uma co-produção Gonçalo Amorim/Centro Cultural de Belém/Primeiros Sintomas.
-
SALOMÉ de Oscar Wilde, Menção Especial da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, 2013.
-
O RETRATO DE DORIAN GRAY de Oscar Wilde, Menção Especial da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, 2014.
-
CYRANO DE BERGERAC de Edmond Rostand, prémio melhor peça e melhor actor (Paulo Pinto) 2014 pela Time Out.
-
Globo de ouro 2019 para melhor espetáculo de Teatro com TIO VANYA, encenação de Bruno Bravo. Com Paulo Pinto a vencer na categoria de Melhor Ator com o mesmo espetáculo.